sexta-feira, 23 de abril de 2010

Trocando o carro pela bicicleta e outros modos de transportes suaves...


" Muita gente que não tem acesso ao transporte público que poderá ser beneficiada. "

Lei cria ciclovias em São paulo

Lei prevê criação de ciclovias e dá a bicicletas status de transporte em SP

Sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL) e publicada nesta terça-feira (6/2) no Diário Oficial do do Município, a Lei 14.266 cria o Sistema Cicloviário de São Paulo e faz da bicicleta um verdadeiro meio de transporte, com autorização e regulamentação para circular.

LEI Nº 14.266, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2007

(Projeto de Lei nº 599/05, do Vereador Chico Macena - PT)


-criação de ciclofaixas e ciclovias, exclusivas e com sinalização própria, de modo a construir um sistema com trajetos que possam ser percorridos de bicicleta; definição de locais específicos para estacionamento dos “novos veículos”; integração das bicicletas com o sistema de transporte; criação nos terminais de transporte coletivo infra-estrutura apropriada para guardar bicicletas; e permissão ao acesso do ciclista com sua bicicleta em vagão especial em trens e metrô.

-Skates, patins e similares
Nas pistas exclusivas para bicicletas também podem circular patins, skates e patinetes, mesmo os elétricos, desde que não haja proibição expressa. Ambulâncias e viaturas também podem passar pelas ciclovias, em situação de emergência.

-pelo artigo 8º da lei, “edifícios públicos, indústrias, escolas, centro de compras, con
domínios, parques e outros locais de grande afluxo de pessoas” devem ter estacionamento de bicicletas —a implantação e operação dos bicicletários passará a ser controlado e aprovado pela CET.

No Japão,em Kawaguchi, as calçadas do centro da cidade são sinalizadas para ciclistas e pedestres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário